Tratamento de canal: o que você precisa saber?

Descobrir que será necessário passar por um tratamento de canal costuma causar medos e dúvidas nos pacientes. Muitos, por temer o procedimento, acabam adiando o seu tratamento, o que pode agravar o caso.

A boa notícia é que não há nada a temer, e muito do que se imagina sobre o tratamento de canal diz respeito à informações ultrapassadas. Com o avanço tecnológico dos últimos tempos, não há mais razão para causar sofrimento aos pacientes que realizam esse procedimento.

Conceito e passo a passo

Mas o que exatamente é o tratamento de canal? Basicamente, trata-se de realizar uma desinfecção da parte interna do dente, que vai até os canais radiculares, na raiz dentária. Essa infecção pode ser causada por cáries mal tratadas, trauma e fratura no dente ou necessidade de prótese. Diante disso, através do procedimento é removida a parcela comprometida e, então, o dente é selado.

Apenas um dentista pode indicar se é ou não preciso realizar um tratamento de canal. O ideal é que você faça uma consulta a cada semestre, para garantir que esteja tudo certo, ou de acordo com orientação prévia. Dessa forma você poderá, inclusive, evitar um tratamento de canal, já que o dentista irá identificar questões prévias para resolvê-las antes que se agravem.

O primeiro passo do tratamento é retirar a polpa. Para isso, é aplicada a anestesia é feita a abertura na coroa do dente. Com radiografias, o dentista irá identificar a polpa infeccionada.

Depois vem a limpeza dos canais, realizada com uma lima para desinfetar totalmente a região. Após isso o profissional faz o preenchimento, com um material obturador específico.

Neste momento é realizada a restauração, que deve ocorrer alguns dias após a colocação do material obturador. E por fim a coroa é selada com resina, o que restaura completamente o dente.

A dor

Todos os procedimentos odontológicos envolvidos no tratamento de canal são realizados após a anestesia local, que é extremamente eficaz e impedirá a sensação de dor. Se o paciente permanecer com sensibilidade após a utilização do anestésico, a dose será reaplicada. Em casos de grave ansiedade em relação ao tratamento, o profissional pode administrar uma sedação com óxido nitroso ou sedação endovenosa.

Valor médio

Considerando uma série de variáveis, o valor médio do tratamento de canal no Brasil está entre R$ 500 e R$ 1.700. Esse custo pode variar dependendo do Estado e cidade, mas também envolve fatores como a localização do dente em questão, se há ou não outros dentes envolvidos e também a região onde será feito o tratamento – algumas são de difícil acesso para o dentista e exigem mais sessões.

Precisa realizar o tratamento e está com dúvidas? Entre em contato conosco que iremos avaliar o caso, tirar as suas dúvidas e tranquilizá-lo a respeito do procedimento e seus detalhes. Vale lembrar ainda que você deve fazer consultas regulares ao dentista ou procurá-lo caso sinta qualquer dor.