Qual cor de aparelho é a mais bonita?

A estética é um dos aspectos mais considerados na hora de iniciar o tratamento ortodôntico. Mas além de ser um mito dizer que o aparelho vai comprometer a beleza do seu rosto, hoje ele pode, inclusive, ser um aliado do seu estilo. Dispomos de diversas cores de ligaduras elásticas ou, como são popularmente chamadas, borrachinhas ortodônticas. E qual cor de aparelho é a mais bonita?

Quando você inicia um tratamento desse tipo, o aparelho se torna uma parte do seu visual e estará com você todos os dias. A cor dele está justamente nas ligaduras elásticas. Essas borrachinhas servem para segurar o arco ortodôntico, que são os quadradinhos metálicos de cada dente.

Além da cor, também há variação nos tamanhos e espessuras das borrachinhas. A função delas pode ser fechar espaços, fazer a movimentação, fechar a mordida, entre outros. As coloridas costumam ser utilizadas onde a força em torno dos braquetes pode ser menor. Isso porque, quando precisamos de bastante força, os elásticos costumam ser grandes e espessos. Neste caso, é melhor optar pela cor bege, que ficará mais discreta.

Claras

As cores claras são conhecidas por serem mais sóbrias. Há tons de amarelo, rosa, azul, verde e até transparente. Geralmente, são cores que vão bem para quem tem os dentes bem branquinhos, já que as demais podem evidenciar o amarelado.

Um ponto negativo dos tons mais claros é que eles tendem a sujar com mais frequência, ainda mais se você for fã de café, molhos e refrigerantes. A pigmentação irá comprometer a durabilidade da cor do elástico.

Escuras

Entre os adultos, as cores mais populares são o verde escuro, roxo, preto e azul marinho. Elas são opções mais clássicas, já que são fáceis de combinar com maquiagem e roupas.

A vantagem dos tons escuros é que acabam favorecendo quem tem dentes mais amarelados, já que, por contraste, dão a impressão de que eles são mais claros. Por outro lado, podem aparentar sujeira, dependendo do ângulo.

Manutenção e escolha

Via de regra, a manutenção ortodôntica é feita uma vez por mês. Há quem prefira escolher uma cor diferente a cada mês, outros se mantêm sempre na mesma cor. É possível, inclusive, fazer combinações coloridas com as borrachinhas.

Quando for escolher, verifique com seu dentista quais as opções disponíveis e estude as cores. Um detalhe importante: os tons tendem a ficar um pouco mais claros quando colocados no aparelho.

Optar por cores que conversam com o tom de sua pele e cabelo também é uma boa ideia.  Quem tem o cabelo mais escuro costuma ficar melhor com cores como azul escuro, turquesa, rosa, laranja e violeta. Já as pessoas de pele e cabelo mais claro podem investir em azul petróleo, salmão, vermelho e azul esverdeado.

No fim das contas, estamos falando de personalidade e estilo, e é preciso que a cor escolhida por você represente isso. A boa notícia é que temos muitas opções para que você se divirta à vontade!

Quer conversar conosco sobre o seu tratamento ortodôntico? Marque uma visita e conheça nossos especialistas!