Quais são os principais motivos de perda dos dentes?

Perder um dente é algo bem delicado. Mas como isso pode vir a acontecer?A perda dentária é uma das causas mais frequentes que levam o paciente a procurar ajuda.Dentre as inúmeras causas, podemos citar:

1) Má higiene bucal. Muitas vezes o paciente não teve orientação suficiente sobre a melhor técnica de escovação ou não dedica o tempo necessário para realizar uma boa higiene.

2) Hábitos parafuncionais, como o bruxismo e o apertamento, podem facilitar a ocorrência de traumas que geram fraturas na raiz, ocasionando a perda dentária.

3) Genética. A anodontia é uma doença que pode passar de pai para filho e é capaz de afetar um ou mais dentes. O paciente pode ter, por exemplo, o dente de leite e não ter o sucessor, o permanente.

4) Uma cárie profunda que se estendeu até a raiz.

5) A evolução da doença periodontal. O problema pode ocasionar perda óssea que, gradativamente, se não for controlada, acaba resultando na queda de um dente.

A perda dentária pode ser prevenida. Basta praticar alguns cuidados:

1) Tenha bons hábitos de higiene: não deixe de utilizar o fio dental, escova e enxaguante.

2) Venha ao dentista regularmente para consultas de prevenção a cada 6 meses ou caso sinta alguma dor dentária.

3) Procure nossos profissionais para esclarecer dúvidas caso acorde com dor muscular ou tenha retração gengival (que pode estar relacionado a algum trauma dentário), e esteja com sangramento na gengiva (isso indica uma gengivite, que corre o risco de evoluir para uma periodontite.

Além dos cuidados preventivos, trabalhamos com métodos para solucionar a perda dental.

Agende sua avaliação.