Aparelho dentário: dúvidas mais comuns

O tratamento ortodôntico corrige problemas como os de mordida e apinhamento (o popular dente acavalado).

Em um certo momento da vida, a gente se olha no espelho, sorri e pensa: “será que preciso usar aparelho dentário?”. Na Odontologia, o responsável por responder a essa dúvida com precisão é o ortodontista. Após uma análise criteriosa da sua saúde bucal, é ele quem irá dar o aval a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

Mas existem algumas perguntas frequentes que podem nortear você quanto à necessidade do uso do aparelho dentário.

Como saber se preciso usar aparelho?

Em geral, ao consultar seu dentista, ele irá sinalizar sobre a necessidade de você ser encaminhado a um profissional ortodontista.

Quais são os problemas mais comuns que indicam a necessidade do uso do aparelho dentário?

Um ortodontista indica o uso do aparelho quando o paciente apresenta:

– Problemas de mordida: há vários tipos – mordida cruzada, cruzada do tipo anterior, sobremordida e aberta. A mais comum ocorre quando o paciente morde e os dentes de cima não ficam à frente dos de baixo (mordida cruzada).

– Desvio de linha mediana: é verificado quando o centro dos dentes superiores não está alinhado ao centro dos dentes inferiores.

– Apinhamento: quando há muitos dentes em uma arcada pequena ou apertada. É um problema popularmente conhecido como “dentição acavalada”.

– Diastema: você se lembra do famoso sorriso da Madonna? Aquele espaço entre os dentes é conhecido como diastema e pode ser facilmente corrigido com o uso de aparelho dentário.

Quais são os tipos de aparelho?

Existem aparelhos fixos e móveis. Os fixos podem ser convencionais metálicos, autoligados, estéticos, cerâmicos e de safira. Já entre os móveis estão os ortopédicos e as contenções.

Quais são os benefícios de um tratamento ortodôntico?

Inúmeros! Esteticamente, é muito mais bonito ter um sorriso alinhado. Não há como não elevar a autoestima com um sorriso de revista! Mas os ganhos não são só visuais. Um tratamento ortodôntico eficaz também melhora a mastigação, evita o desgaste dos dentes e facilita na hora da higienização bucal.

Tenho dentes tortos há muito tempo. Vale à pena usar aparelho agora?

Lógico que sim! É errado pensar que aparelho dentário é coisa de criança ou adolescente. Saúde bucal em dia deve ser prioridade a qualquer momento da vida. Nunca é tarde para começar.

Quanto tempo dura o tratamento?

Depende. A duração de um tratamento ortodôntico varia de pessoa para pessoa, embora geralmente dure mais ou menos 2 anos. Fatores como a complexidade do caso e até a colaboração do paciente, que deve manter uma excelente higiene bucal e comparecer mensalmente às consultas, contribuem para o tempo de uso do aparelho dentário.

Quanto custa o tratamento ortodôntico?

Como você já sabe, cada caso é específico e precisa ser tratado e orçado de forma personalizada. Normalmente, o paciente necessita fazer sua consulta mensal, conhecida como “manutenção do aparelho”.

Ainda está em dúvida? Pare de adiar seu tratamento! Contate já a Odonto Med Brasil e agende sua avaliação!